quarta-feira, 29 de maio de 2013

Opção saudável e saborosa......

Garantir uma alimentação rica, equilibrada, saborosa e ainda ajudar na redução de peso pode ser mais fácil do que se imagina. A simples inclusão de alimentos integrais na dieta diária auxilia no controle da glicose e do colesterol, melhora o funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer fora de hora. Por alimento integral entende-se aquele que não passou pelo processo de refinamento, ou seja, não sofreu alteração em sua estrutura. Por isso eles são considerados completos: ricos em fibras, vitaminas e minerais.
Um estudo revela que, nas três últimas décadas, o consumo de alimentos em sua forma natural tem caído, enquanto aumenta a venda de produtos industrializados. Isso revela a existência de uma dieta não balanceada, que pode contribuir para o aumento, entre outros males, da obesidade no Brasil. A ingestão recomendada de fibras é de 30 gramas diários, e o consumo regular de alimentos integrais contribui de forma significativa para se atingir essa meta. Após o processo de refinamento, os grãos perdem as vitaminas, os minerais e as fibras. Seu consumo eleva os níveis de glicose no sangue, favorecendo também o ganho de peso e a carência de nutrientes. Além disso, refeições ricas em fibras exigem melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil e com nutrientes mais bem aproveitados.
Incluir esses alimentos em sua dieta é fácil! Opte por grãos, como arroz, trigo, aveia e centeio (e seus derivados: farelo, farinha e pão), que não passaram por nenhum processo de refinação. Apesar de eventualmente apresentarem maior valor calórico do que os produtos diet e light refinados, nutricionistas ressaltam que os alimentos integrais são bem mais saudáveis que os demais.


Fonte: http://www.labfa.com.br/clientes/artigo/alimentos-integrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário