terça-feira, 28 de maio de 2013

Existe relação entre Tireoide e Obesidade?


A obesidade já é considerada uma epidemia que vem aumentando sobremaneira a cada ano em todo o mundo, afetando mais de 30% dos adultos e de 12 a 18% de crianças e adolescentes. Atualmente, é considerada uma das doenças mais preocupantes para os médicos uma vez que predispõe a várias outras doenças como diabetes, hipertensão arterial, alterações das gorduras no sangue e doenças cardiovasculares, entre várias outras.

Por sua vez a diminuição da função da tireoide é associada com alterações do gasto de energia e da temperatura corporal. De acordo com um artigo publicado no mês de agosto 2010 no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, pesquisadores observaram que indivíduos com hipotireoidismo (diminuição da função da tireoide) tem propensão a apresentar maior índice de massa corporal (IMC).
Afinal, existe relação entre tireoide e obesidade?
As células gordurosas produzem um hormônio denominado leptina e questiona-se se este seria o fator que ligaria a disfunção da tireoide à obesidade. Este hormônio regula o equilíbrio energético informando ao cérebro sobre as reservas de energia no organismo. A leptina também é um dos reguladores do gene do TRH produzido no hipotálamo, uma região do cérebro, que é um fator que age estimulando a secreção do hormônio TSH, o qual, por sua vez, atua sobre a tireoide para produzir os hormônios tireoideanos.
Parece existir uma relação entre os níveis de TSH, leptina e o IMC, ou seja, o TSH estaria mais elevado em obesos, como se houvesse uma resistência periférica a este hormônio, e que isto poderia ser normalizado pela perda de peso.
Em resumo, obesidade e alteração da função da tireoide são doenças frequentes que podem estar ou não relacionadas. No entanto, não se devem tirar conclusões precipitadas deste tipo de estudo, supondo-se que se devam administrar hormônios tireoideanos para emagrecer, o que já foi utilizado décadas atrás sem sucesso. Não deve haver indicação para a sua administração puramente para controle do peso, a não ser que o indivíduo realmente apresente hipotireoidismo, visando o tratamento desta disfunção tireoideana.

Fonte:http://www.labfa.com.br/clientes/artigo/tireoide-e-obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário