sábado, 18 de maio de 2013

Endenda o que é e como é feita a Videolaparoscopia!


A videolaparoscopia consiste em uma moderna técnica cirúrgica que emprega equipamentos e instrumentais sofisticados e de elevado avanço tecnológico. Com este aparato tecnológico passou-se a conseguir realizar diversos procedimentos cirúrgicos intra-abdominais sem a necessidade de realizar grandes incisões, entre eles a Gastrectomia Vertical ou Sleeve Gástrico.
O segredo consiste em realizar pequenas incisões no abdome (de 04 à 05 dependendo da cirurgia), introduzir o laparoscópio ligado a uma fonte de luz e a uma microcâmera através das pequenas incisões. O laparoscópio então focaliza as imagens de todo o interior da cavidade abdominal, as imagens são colhidas pela microcâmera e enviadas ao monitor de vídeo, por onde toda a equipe cirúrgica se norteia para realizar a operação. Através das outras incisões pequenas, instrumentos longos são introduzidos para o interior da cavidade abdominal. Tais instrumentos são comandados pelos cirurgiões externamente, mas os movimentos internos de suas pontas são acompanhados pela equipe cirúrgica pelas imagens transmitidas ao monitor de vídeo. Com as cirurgias videolaparoscópicas os pacientes têm uma rápida recuperação pós-operatória ante a dimensão do trauma da parede abdominal em vista da complexidade do procedimento que é realizado dentro do abdome. A cirurgia videolaparoscópica passou a proporcionar pós-operatórios muito mais rápidos e descomplicados.
As cirurgias por videolaparoscopia requerem os mesmos cuidados das cirurgias convencionais, em relação ao jejum, pois são realizadas através de anestesia geral, portanto os pacientes que se submeterem a qualquer tipo de cirurgia, necessita de oito horas de jejum, é muito importante passar por avaliação cardiológica e do anestesiologista, além de realizar exames de sangue para saber se está realmente apto ao ato cirúrgico, evitando transtornos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário