A vitamina D serve para aumentar a absorção do cálcio no organismo, diminuindo o risco de doenças, como raquitismo, osteomalácea e osteoporose, por exemplo. Mas, além disso, ela diminui o risco de doenças cardíacas, combate a enxaqueca, a tensão pré-menstrual e ajuda a emagrecer.
Uma outra função da vitamina D é ajudar no desenvolvimento e na manutenção de dentes fortes e saudáveis.
A dose diária recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade e com o local onde se vive, por causa da carência ou não de luz solar durante o ano.
Em média, um adulto precisa consumir 5 microgramas por dia e garantir uma exposição solar, sem o uso de protetor solar, de 20 minutos por semana, no mínimo. Os idosos, em geral, devem consumir 10 mcg por dia de vitamina D.
Indivíduos com a pele mais escura tem uma capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D e, por isso, devem se expor ao sol com maior frequência ou por um maior período de tempo, para garantir a produção ideal da vitamina.
Alimentos ricos em vitaminaD/Quad. de vitaminaD
Atum fresco (90g) 3.6 mcg
Sardinha fresca (100g) 5.2 mcg
Sardinha enlatada (100g) 17 mcg
Manteiga (1 colher) 0.45 mcg
Cogumelos (100g) 0.65 mcg
Leite (1 copo) 0.17 mcg
Gema de ovo (100g) 0.53 mcg
Ovo de galinha (100g) 0.8 mcg
Fígado de boi (100g) 1.12 mcg
Iogurte (1 potinho) 1.2 mcg
Uauuu, qta informação!! Agradeço flor, pq tb estou com insuficiência de vitamina D. Pois é... esperar pela consulta e ver o q o Doc me diz... Bjs querida!!
ResponderExcluirObrigada pela visita, Bjos......
ResponderExcluir