A obesidade já é considerada uma epidemia que vem aumentando sobremaneira a cada ano em todo o mundo, afetando mais de 30% dos adultos e de 12 a 18% de crianças e adolescentes. Atualmente, é considerada uma das doenças mais preocupantes para os médicos uma vez que predispõe a várias outras doenças como diabetes, hipertensão arterial, alterações das gorduras no sangue e doenças cardiovasculares, entre várias outras.
.jpg)
Afinal, existe relação entre tireoide e obesidade?
As células gordurosas produzem um hormônio denominado leptina e questiona-se se este seria o fator que ligaria a disfunção da tireoide à obesidade. Este hormônio regula o equilíbrio energético informando ao cérebro sobre as reservas de energia no organismo. A leptina também é um dos reguladores do gene do TRH produzido no hipotálamo, uma região do cérebro, que é um fator que age estimulando a secreção do hormônio TSH, o qual, por sua vez, atua sobre a tireoide para produzir os hormônios tireoideanos.
Parece existir uma relação entre os níveis de TSH, leptina e o IMC, ou seja, o TSH estaria mais elevado em obesos, como se houvesse uma resistência periférica a este hormônio, e que isto poderia ser normalizado pela perda de peso.
Em resumo, obesidade e alteração da função da tireoide são doenças frequentes que podem estar ou não relacionadas. No entanto, não se devem tirar conclusões precipitadas deste tipo de estudo, supondo-se que se devam administrar hormônios tireoideanos para emagrecer, o que já foi utilizado décadas atrás sem sucesso. Não deve haver indicação para a sua administração puramente para controle do peso, a não ser que o indivíduo realmente apresente hipotireoidismo, visando o tratamento desta disfunção tireoideana.
Fonte:http://www.labfa.com.br/clientes/artigo/tireoide-e-obesidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário